Blog
Home » Blog
O que comer quando se pratica Crossfit?
Conteúdo produzido para o blog By Marina, original disponível em: http://bymarina.com.br/o-que-comer-quando-se-pratica-crossfit/
O CrossFit é um esporte que exige performance, por isso os atletas e praticantes precisam de uma alimentação adequada e completa para poder ter sucesso na atividade, evitar lesões e conseguir uma recuperação rápida e eficaz.
Convidei a Nutricionista Esportiva Denise Real para responder algumas perguntas sobre a dieta voltada para esse tipo de atividade:
O que comer quando se está praticando CrossFit?
Na dieta CrossFit deve-se comer alimentos ricos em proteínas magras, como frango, peru ou peixe, grãos, como ervilha ou feijão, assim como frutas e verduras, sendo que os alimentos industrializados e refinados, como o açúcar, bolachas e refeições prontas para consumo, como risoto ou lasanha, são proibidos.
Porém deve-se lembrar da intenção de cada um ao treinar, alguns treinam para melhorar qualidade de vida e outros almejam competição, sendo assim as necessidades são variadas de nutrientes.
Qual é a dieta adequada para quem está praticando CrossFit?
Normalmente a modalidade CrossFit busca-se não só exercício físico, mas sim um estilo de vida mais saudável, que vai desde o treinamento corporal de uma forma mais completa até busca por uma alimentação mais natural.
Muitos atletas e praticantes de CrossFit seguem um estilo de alimentação chamado Paleo ou paleolítica.
O estilo de vida Paleo diz que nosso corpo não foi feito para ingerir os alimentos que fazem parte da dieta moderna, assim como alimentos processados, açúcar refinado, derivados do leite e grãos.
A ingestão desses alimentos resultaria em uma série de danos à nossa saúde, como baixa de sistema imunológico, dores nas juntas, problemas de reprodução, refluxo ácido, dermatites, inflamações, problemas gastro-intestinais, falta de energia, entre outros.
A alimentação paleo nos traz de volta às nossas origens, nos reeducando para nos alimentarmos da forma como fomos biologicamente criados para nos alimentar, aumentando então o nosso potencial genético e resultando em uma vida mais saudável.
Quais alimentos são os mais indicados para comermos antes e depois dessa atividade?
Pré treino: Batata yacon ou batata doce ou mandioca ou tapioca + castanhas ou nozes ou amêndoas.
Pós treino: Avocado com óleo de coco + frango desfiado OU suco de morango com mamão + ovo cozido (ou pode-se utilizar suplementação caso necessário e demanda energética)
E quanto a suplementação?
Lembrando que cada ajuste alimentar deve ser feito individualmente (tanto alimentos como suplementos), normalmente utiliza-se Ômega 3 (fonte de gordura benéfica além de funcionar como anti-inflamatório), complexo vitamínico, A, D, E e minerais, vitamina C, suplementos proteicos, glutamina, aminoácidos e suplementos de carboidrato para rápida reposição de glicogênio muscular.