Home » Acompanhamento pré e pós Cirurgia Bariátrica
Obesidade é considerada a segunda causa de morte passível de prevenção. Além de poder levar a problemas cardíacos e vasculares.
A causa da obesidade é multifatorial. Está relacionada com ambiente em que a pessoa vive e também a sua genética (herança). Já foi estudado que a criança que possui pai e mãe obesos, está muito mais susceptível a se tornar um adulto obeso.
Uma das causas da obesidade é a ingestão alimentar desregulada, ligada não somente a quantia de calorias, mas na escolha de alimentos pobres em qualidade (sem nutrientes)
A obesidade possui diversos tipos, sendo dividida em obesidade andróide e obesidade gineóide.
Indivíduos com obesidade mórbida devem estar cientes de que se trata de uma doença que ameaça o funcionamento do organismo e reduz a qualidade de vida. É comum que em conjunto com a obesidade estejam presentes quadros de hipertensão arterial, diabetes, insuficiência cardíaca, falta de ar, apneia, impotência e infertilidade.
A cirurgia está indicada para pacientes com IMC maior do que 35 associado à comorbidades (diabetes, hipertensão, apneia do sono e osteoartrose) ou maior do que 40, mesmo que não haja nenhuma doença.
Uma cirurgia é algo que mexe com todo o organismo. Por isso, existe toda uma preparação para a intervenção, através de uma alimentação balanceada e diversificada, garantindo todos os nutrientes necessários para que ocorra da melhor forma possível o procedimento cirúrgico.
Após a cirurgia bariátrica pode-se surgir algumas deficiências nutricionais, causadas pela diminuição severa da ingestão alimentar e/ou do prejuízo na digestão e absorção dos nutrientes consumidos. O acompanhamento nutricional é essencial para realizar todos os ajustes necessários e viabilizar para que resultado seja eficiente e não retroceda ao peso anterior.